top of page
Buscar
  • Foto do escritorComitê Mundial da Paz

Quem são os vencedores do Nobel da Paz - e como eles confrontam Putin

FONTE: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/10/07/perfil-vencedores-premio-nobel-da-paz.htm


O Prêmio Nobel da Paz de 2022 foi concedido para representantes de direitos humanos da Ucrânia, Rússia e Belarus — um aceno claro do comitê de que o mundo observa de perto os desdobramentos da guerra na Ucrânia e os equilíbrios de força na região. Foram escolhidos o defensor dos direitos humanos Ales Bialiatski, de Belarus, a organização russa de direitos humanos Memorial e a organização ucraniana de direitos humanos Centro para Liberdades Civis. Os trabalhos das organizações e de Ales Bialiatski — que também cofundou uma ONG de direitos humanos em seu país — têm sido alvo de prisões políticas, fechamentos e perseguições


Para Ken Roth, um dos principais defensores de direitos humanos no mundo e chefe da Human Rights Watch, há uma mensagem direta a Vladimir Putin, presidente da Rússia, que também faz aniversário nesta sexta-feira: "No dia dos 70 anos de Putin, o Nobel é dado a um grupo de direitos humanos que ele fechou, a um grupo de direitos humanos ucraniano que está documentando crimes de guerra e um ativista de direitos humanos que seu aliado Lukashenko botou na prisão.


ONG russa Memorial foi fechada pelo governo Putin no fim de 2021. Representante russa na premiação, o trabalho da organização Memorial começou em 1987 como uma forma de registrar e recuperar os crimes contra os direitos humanos cometidos em toda a União Soviética — como o Gulag, sistema de prisão em campos de concentração que cresceu na era de Josef Stalin.


Desde a dissolução da URSS, a organização vinha atuando em países que a integravam, monitorando conflitos étnicos na Chechênia e em demais países do Cáucaso, como Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além da escalada da perseguição política na própria Rússia.

53 visualizações0 comentário
bottom of page